sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aquecimento global !






















Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
Suas consequências são:Derretimento de gelo nas calotas polares,aumento do nível dos oceanos,o aumento da temperatura fazendo com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos,entre outras...
Algumas soluções para o aquecimento global : Diminuir o uso de combustíveis fósseis,e aumentar o uso de biocombustíveis,O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões,instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias,entre outros.
O aquecimento global é um dos temas mais abordados nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário